4° Motivo da Rosa, por Cecília Meireles

4º Motivo da Rosa:

roses

 

“Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.
Rosas verá, só de cinzas franzida,
mortas, intactas pelo teu jardim.
Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.
E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.”

 rosa_roja

O poema reproduzido acima integra o livro Mar Absoluto de Cecília Meireles e é um dos meus preferidos.

Os versos falam, de forma belíssima, da fugacidade e ao mesmo tempo da eternidade da vida: a morte da rosa é passageira, pois suas pétalas desfolhadas continuarão a espalhar seu aroma e ela será eterna…

Karina

 

 

4 Respostas so far »

  1. 1

    mariana said,

    Oii eu gostaria de saber por quais circuntâncias e que período Cecília Meireles escreveu este poema

    Obrigada.

    xd.

  2. 2

    danilofigueiroa said,

    Lindooooo tbm é um dos meus preferidos.

  3. 3

    leticia said,

    ela se compara tanto com a rosa, que chega a se confundir com ela
    me identifco tanto com esse poema *-*

  4. 4

    social media said,

    Eu gօstei muito do post! Me interessa bastante esse tippo ɗde artigo


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário