Lindo poema de e.e. Cummings

EU CARREGO  O SEU CORAÇÃO COMIGO

Eu carrego  o seu coração comigo

Eu o carrego no meu coração

Nunca estou sem ele

Onde quer que vá, você vai minha querida

E o que quer que eu faça sozinho

foi você, minha querida

Não temo o  meu destino


Porque você é o meu destino, meu doce

Eu não quero o mundo por mais belo que seja

Porque você é meu mundo, minha verdade

Este é o maior dos segredos que ninguém sabe


Você é a raiz da raiz

O botão do botão

E o céu do céu

De uma árvore chamada vida

Que cresce mais alto do que a alma pode esperar

Ou a mente pode esconder

E esse é o milagre

Que mantém as estrelas à distância

Eu carrego  o seu coração comigo

Eu o carrego no meu coração.

(tradução livre do poema “I carry your heart with me” de e.e. Cummings)

Edward Estlin Cummings foi um poeta norte-americano nascido em 1894 e falecido em 1962. Considerado um dos maiores poetas ocidentais, o escritor ficou conhecido pelas inovações no modo de escrever poesia. Ganhou notoriedade também por escrever belíssimos e emocionantes poemas de amor, como o trazido acima.

Karina

14 Respostas so far »

  1. 1

    João Sousa said,

    É um poema lindo! Mesmo traduzido, soa tão bem 🙂
    E já que estamos numa de poesia, aproveito para mostrar o que ando a ler também: poesia da autora portuguesa Fátima Marinho ( http://www.fatimamarinho.com ) 🙂 Deixo aqui um dos poemas, que simplesmente adorei:
    “Gostava de ter vinte janelas viradas ao mar,
    Em cada uma acendia uma vela
    E deixava ao vento uma prece
    Para que o tempo ali parasse.
    Depois recolhia o que, nas minhas mãos, resta do teu rosto.
    E por instantes, o mundo ficaria completo”
    Maravilhoso, não é? (:
    Continuação de bons posts, parabéns pelo seu blog.
    João

    • 2

      Telma e Karina said,

      Adoramos seu comentário e visita, João! O poema que trouxe é muito bonito. Vamos entrar no site indicado e trazer para o blog poemas dessa autora. Obrigada! Volte sempre! Um abraço! Karina e Telma

  2. 3

    leilda said,

    ACHEI UM TANTO MELOSO!!!!!

    PREFIRO NOSSO J.G. DE ARAÚJO JORGE QUE FALA TÃO BEM DE AMOR, SEM MUITO AÇÚCAR!!!!!!

  3. 4

    Brunna said,

    “Confie em seu coraçao
    Seus mares pegarem fogo
    E viva pelo amor
    Embora as estrelas diriam o contrário”

  4. 5

    Janaína said,

    Na verdade nem sabia que e.e.cummings existia,soube dele lendo o livro “Morte e vida de Charlie St Cloud e vi o seguinte poema:

    Mergulhe em busca dos sonhos,confie em seu coração
    se os mares explodirem em chamas
    (e viva pela amor mesmo que as estrelas se movam
    para trás). e eu simplesmente achei lindo
    e quis fazer uma busca sobre ele e estou maravilhada.

    Abraços: Janaína

    • 6

      Telma e Karina said,

      Ele é muito bom mesmo, Janaína! Volte sempre. Um abraço. Karina

      • 7

        Beatriz said,

        Foi exatamente o que aconteceu comigo, Janaína. Só que eu o encontrei no filme. É realmente o mais lindo de todos os poemas que já li. É uma descoberta de novos interesses e também ensina muito. É um poema que me tocou na alma. É quando realmente vemos a importância de “aproveitar as chances” como Charlie diz, elas não irão voltar. É como eu digo: Às vezes a vida é feita de um único momento insano e não dá para perdê – lo.

  5. 8

    Karla Roberta said,

    Gostaria de saber o nome do poema citado no livro e no filme ” Morte e vida de Charlie St. Cloud”. Me ajudem!

  6. 10

    Cezar Augusto said,

    Fantástico! Como a maioria também vi este belíssimo poema no livro/filme. Apesar de tudo esse poema é a verdade, acho que hoje em dia as pessoas tem medo de realizarem os seus sonhos, de perderem aquilo que as mantém forte, de não ser tão fantástico como elas imaginam. mas como dizem por aí, a chegada é só um detalhe o que fica mesmo é o caminho e as decisões tomadas ao longo do percurso. Acho que a parte das estrelas se moverem para trás é um jeito de dizer que mesmo que tudo bagunçe, não
    http://www.google.com/m/search?client=ms-samsung&channel=mm

  7. 11

    KARINA MARQUES said,

    Amo esta poesia, pois descreve o meu sentimento para minha filha Isabella, que já partiu, mais deixou seu coração no meu coração. E as poesias dele são delicadas e muito profundas no que diz a respeito de expressar emoções e sentimentos.

  8. 12

    tais santos said,

    eu adorei este filme e tbm conhece esse escritor através dele. Essa poesia tem muito a ver comigo neste momento de decisoes na minha vida.

  9. 13

    Cris Souza said,

    Assistam o filme “Em seu lugar”. Belas cenas com poemas de E. E. Cummings (I carry your heart with me) e Elizabeth Bishop (One Art). Recomendo. Aliás, recentemente foi lançado o filme “Flores Raras” que conta um pouco da história de Elizabeth Bishop, que veio para o Brasil passar um tempo, mas acabou ficando mais de 20 anos por conta de uma paixão. A história de amor entre Elisabeth Bishop (poeta americana vencedora do Prêmio Pulitzer em 1956) e Lota de Macedo Soares (“arquiteta” carioca que idealizou e supervisionou a construção do Parque do Flamengo). Ambientado no Brasil dos anos 50 e 60, quando a Bossa Nova explodia e Brasília era construída e inaugurada, o longa acompanha a história dessas duas grandes mulheres e suas trajetórias inversas.

  10. 14

    Karool silva said,

    Ele é maravilhoso’


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

