A torneirinha da Emília

Em post anterior falamos um pouco a respeito da obra de Monteiro Lobato e sobre a personagem mais atrevida de todos os tempos: a boneca de pano Emília.

Narizinho dizia que Emília era uma torneirinha de asneiras. No entanto, as ideias da boneca são sem dúvida o que há de  mais divertido e interessante nas aventuras dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

Neste post vamos uma vez mais abrir a torneirinha da Emília para divertir os leitores. Aproveitem:

Inventando palavras:

(…) – Crocotó é uma coisa que a gente não sabe o que é. Crocotó é tudo que sai para fora de qualquer coisa lisa. O seu nariz, por exemplo, é um crocotó da sua cara – mas como sabemos que nariz é nariz, não dizemos crocotó. Mas se nunca tivéssemos visto o seu nariz, nem soubéssemos o que é nariz, então poderíamos dizer que o seu nariz era um crocotó…

Sobre si mesma:

– “Mas afinal de contas, Emília, que é que você é?”
Emília levantou para o ar aquele implicante narizinho de retrós e respondeu:
– Sou a Independência ou Morte.” (Memórias da Emília)

 “- Sou de pano, sim, mas de pano falante, engraçado paninho louco, paninho aqui da pontinha. Não tenho medo de vocês todos reunidos. Aguento qualquer discussão. A mim ninguém embrulha nem governa. Sou do chifre furado – bonequinha de circo. Dona Quixotinha …” (Dom Quixote das Crianças)

“Eu nasci boneca de pano, muda e feia, e hoje sou até marquesa. Subi muito. Cheguei muito mais que vintém. Cheguei a tostão.” (Fábulas)

Filosofando sobre a verdade:

” (…) Verdade é uma espécie de mentira bem pregada, das que ninguém desconfia. Só isso.” (Memórias da Emília)

Sobre a loucura:

“(…) – A loucura é a coisa mais triste que há…
– Eu não acho – disse Emília – Acho-a até bem divertida. E, depois, ainda não consegui distinguir o que é loucura do que não é. Por mais que pense e repense, não consigo diferençar quem é louco de quem não é. Eu, por exemplo, sou ou não sou louca?
– Louca você não é Emília – respondeu Dona Benta. – Você é louquinha, o que faz muita diferença. Ser louca é um perigo para a sociedade; daí os hospícios onde se encerram os loucos. Mas ser louquinha até tem graça. Todas as crianças do Brasil gostam de você justamente por esse motivo – por ser louquinha.
– Pois eu não quero ser louquinha apenas – disse Emília. – Quero ser louca varrida, como D. Quixote – como os que dão cambalhotas assim…” (Dom Quixote das Crianças).

A ideia da leitura para ser devorada:

” – Pois eu tenho uma ideia muito boa, disse Emília: Fazer o livro comestível.
(…) Em vez de impressos em papel de madeira, que só é comestível para o caruncho, eu farei os livros impressos em um papel fabricado de trigo e muito bem temperado. A tinta será estudada pelos químicos – uma tinta que não faça mal para o estômago. O leitor vai lendo o livro e comendo as folhas; lê uma, rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura, está almoçado ou jantado.”  (A reforma da natureza)

Aguardem mais da Emília em breve.

Karina

14 Respostas so far »

  1. 1

    giovana said,

    ola
    td bm eu sou de pitangueiras sp tenho 8 aninhos e gosto muito da emilia e da turminha inteira do sitio

    muitos beijos tchau tchau

    • 2

      Telma e Karina said,

      Oi, Giovana! A turma do sítio é demais mesmo! Visite o nosso blog quando puder, pois sempre colocamos alguma peripécia da Emília e dos outros personagens do sítio. Beijos!

  2. 3

    giovanna sara said,

    amei a porra deste site

  3. 4

    Alessandra said,

    Olá…

    Adoro a emilia e procurando frases dela entrei aqui e acabei “roubando”..mas dei os devidos creditos no meu Blog.

    beijos e parabens pelo Blog é MARAVILHOSO!

    • 5

      Telma e Karina said,

      Alessandra, nós também achamos a Emília a perspicácia em pessoa! Que bom que você gostou do blog, volte sempre! Também visitaremos o seu. Beijos.

  4. 6

    Adorei o blog! Muito bem bolado! Nos fins de semana e que tenho tempo para sair visitando essas coisas maravilhosas que a internet nos oferece. Parabens pelo trabalho. Vou colocar nos meus favoritos para visitar mais vezes. Sucessos!

    • 7

      Telma e Karina said,

      Oi, Rosangela! Obrigada pela visita! Que bom que gostou do conteúdo do blog. Esperamos que volte sempre! Beijos! Karina e Telma

  5. 9

    kettelyn s. said,

    olha eu queria saber uma frase marcante da Emilia

  6. 10

    beatriz said,

    oi vc e bonitinha vc e narizinho

  7. 11

    andressa said,

    queria um poema engraçado

  8. 12

    fefe said,

    quero saber o que e crocoto

  9. 14

    Raquel Abreu said,

    ADOREI O BLOG MTO BOM!
    QUEM GOSTA DO SITIO NAO PODE DEIXAR DE VER O MEU BLOG -http://eternosito.blogspot.com.br/


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário