Bela crônica de Clarice Lispector

Já falamos aqui da grande escritora Clarice Lispector e de sua enorme delicadeza e inteligência no uso das palavras.

Hoje oferecemos aos leitores uma crônica belíssima de Clarice, extraída do livro As cem melhores crônicas brasileiras.

folhas1

“O milagre das folhas

Não, nunca me acontecem milagres. Ouço falar, e às vezes isso me basta como esperança. Mas também me revolta: por que não a mim? Por que só de ouvir falar? Pois já cheguei a ouvir conversas assim, sobre milagres: “Avisou-me que, ao ser dita determinada palavra, um objeto de estimação se quebraria.” Meus objetos se quebram banalmente e pelas mãos das empregadas. Até que fui obrigada a chegar à conclusão de que sou daqueles que rolam pedras durante séculos, e não daqueles para os quais os seixos já vêm prontos, polidos e brancos. Bem que tenho visões fugitivas antes de adormecer – seria milagre? Mas já me foi tranquilamente explicado que isso até nome tem: cidetismo, capacidade de projetar no campo alucinatório as imagens inconscientes.
Milagre, não. Mas as coincidências. Vivo de coincidências, vivo de linhas que incidem uma na outra e se cruzam e no cruzamento formam um leve e instantâneo ponto, tão leve e instantâneo que mais é feito de pudor e segredo: mal eu falasse nele, já estaria falando em nada.
Mas tenho um milagre, sim. O milagre das folhas. Estou andando pela rua e do vento me cai uma folha exatamente nos cabelos. A incidência da linha de milhares de folhas transformadas em uma única, e de milhões de pessoas a incidência de reduzi-las a mim. Isso me acontece tantas vezes que passei a me considerar modestamente a escolhida das folhas. Com gestos furtivos tiro a folha dos cabelos e guardo-a na bolsa, como o mais diminuto diamante. Até que um dia, abrindo a bolsa, encontro entre os objetos a folha seca, engelhada, morta. Jogo-a fora: não me interessa fetiche morto como lembrança. E também porque sei que novas folhas coincidirão comigo.
Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza”.

Karina

23 Respostas so far »

  1. 1

    Renata said,

    Lindo Lindo!
    Pensei na Cecilia Meireles hoje!
    Que bom entrar no blog e “encontrá-la” aqui!
    Beijos gurias!

  2. 2

    emilia said,

    é Clariceee não Cecilia

  3. 5

    Larissa Motta said,

    Nossa, muito linda essa crônica!
    Clarice sempre arrasa. ;]

  4. 6

    Suie said,

    Milagre foram tuas palavras. Maravilhoso.

  5. 7

    Lis said,

    Lindo, não sei se me engano, mas foi extraído do Livro dos Prazeres?

    • 8

      Telma e Karina said,

      OLá, Lis! Obrigada pela visita! Esta crônica é muito bonita mesmo. Extraímos do livro As Cem Melhores Crônicas Brasilieras, uma seleção de Joaquim Ferreira dos Santos. Um grande abraço e volte sempre! Karina

  6. 9

    debondan said,

    À cata de Clarice vim parar aqui…estou gostando do que vejo.
    Adquiri o livro A DESCOBERTA DO MUNDO -crônicas de Clarice e estou me deliciando com a sua linguagem ímpar, com a sabedoria do seu lirismo , com o descaramento de exposição de sentimentos. Ela é minha preferida. bjo e parabéns ás duas pela idéia deste blog tão delicado.

    • 10

      Telma e Karina said,

      Olá, Denise! Muito obrigada pela visita e pelo elogio! Temos também A Descoberta do Mundo e o título do livro diz tudo: a gente descobre o mundo mesmo lendo as crônicas sensíveis e inteligentes de Clarice. É um livro imperdível! Aqui no blog temos muito da obra de Clarice Lispector, pois também achamos que ela é sensacional. Volte sempre! Beijos! Karina e Telma

  7. 11

    Perlla said,

    Olá..
    Prazer meu nome é Perlla.
    Eu estava a procura de crônicas sobre Clarice Lispector, e encontrei uma aqui no blog.. Será que vc tem dicas de mais algumas para me informar!?
    Aguardando resposta!

    Portanto, agradeço desde já!

    • 12

      Telma e Karina said,

      Olá, Perlla! Tudo bem? Obrigada pela visita. Aqui no blog, se você pesquisar por Clarice Lispector, vão aparecer outras crônicas. Agora, vale a pena você comprar o livro ” A Descoberta do Mundo”, da Clarice. É um livro belíssimo, grosso, com inúmeras crônicas. Possivelmente você achará em sebos. Volte sempre, viu? Um abraço, Karina

  8. 15

    marize adelino da silva said,

    adorei a cronica ela é muito interessante e da um gosto lê-la.

  9. 16

    karine said,

    legal ja faz tenpo que procuro uma cronica assim…

  10. 17

    debby said,

    amei!!!lindo lindoo!!!!!!!!

  11. 18

    jessica pellentir said,

    legal muito bom kkkk

  12. 19

    james said,

    muito grande

    • 20

      Literatura em Conta-Gotas said,

      James, bom dia! Aqui é um blog de Literatura. É natural que encontre crônicas e textos mais extensos. É um blog para quem gosta de ler!

  13. 21

    milagre , e poder ler Clarice Lispector !


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário