Manuel Bandeira

Belíssimo poema de Manuel Bandeira:

 

Cartas de meu avô

A tarde cai, por demais

Erma, tímida e silente…

A chuva, em gotas glaciais,

Chora monotonamente.

/

E enquanto anoitece, vou

Lendo, sossegado e só,

As cartas que meu avô

Escrevia a minha avó.

/

Enternecido sorrio

Do fervor desses carinhos:

É que os conheci velhinhos,

Quando o fogo era já frio.

/

Cartas de antes do noivado…

Cartas de amor que começa,

Inquieto, maravilhado,

E sem saber o que peça.

/

Temendo a cada momento

Ofendê-la, desgostá-la,

Quer ler em seu pensamento

E balbucia, não fala…

/

A mão pálida tremia

Contando o seu grande bem.

Mas, como o dele, batia

Dela o coração também.

/

A paixão, medrosa dantes

Cresceu, dominou-o todo.

E as confissões hesitantes

Mudaram logo de modo.

/

Depois o espinho do ciúme…

A dor… a visão da morte…

Mas, calmado o vento, o lume

Brilhou, mais puro e mais forte.

/

E eu bendigo, envergonhado,

Esse amor, avô do meu…

Do meu – fruto sem cuidado

Que, ainda verde, apodreceu.

/

O meu semblante está enxuto

Mas a alma, em gotas mansas,

Chora, abismada no luto

Das minhas desesperanças…

/

E a noite vem, por demais

Erma, úmida e silente…

A chuva, em pingos glaciais,

Cai melancolicamente.

/

E enquanto anoitece, vou

Lendo, sossegado e só,

As cartas que meu avô

Escrevia a minha avó.

Karina

2 Respostas so far »

  1. 1

    *Sô* said,

    que lindo amiga…bateu uma saudades enorme de minha infância,Amei.
    Bjão

  2. 2

    LE said,

    Terno, terno… como os demais poemas de Bandeira!!! Adorei!!!!!!!!!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

