Esperança

Mário de Sá-Carneiro nasceu no ano de 1890, na cidade de Lisboa. Pertenceu à escola do modernismo e sua obra se caracteriza pela originalidade e pessimismo.

Carneiro sempre demonstrou ser uma pessoa extremamente angustiada e tal aspecto de sua personalidade pode ser observado na sua obra e nas correspondências trocadas por ele com o poeta Fernando Pessoa. Nessas cartas, Mário de Sá-Carneiro indica a sua crescente inadaptação e tristeza. Referidos sentimentos conduziram o escritor ao cometimento de suicídio aos 26 anos de idade.

A morte precoce do escritor foi uma perda imensa para a literatura portuguesa e ocidental. No entanto, Mário de Sá-Carneiro nos deixou um legado valioso que vale a pena ser explorado.

Segue abaixo um poema que reflete o estilo deste grande escritor:

Esperança

Esperança:

isto de sonhar bom para diante

eu fi-lo perfeitamente,

Para diante de tudo foi bom

bom de verdade

bem feito de sonho

podia segui-lo como realidade


Esperança:

isto de sonhar bom para diante

eu sei-o de cor.

Até reparo que tenho só esperança

nada mais do que esperança

pura esperança

esperança verdadeira

que engana

e promete

e só promete.

Esperança:

pobre mãe louca

que quer pôr o filho morto de pé?


Esperança

único que eu tenho

não me deixes sem nada

promete

engana

engano que seja

engana

não me deixes sozinho

esperança.

Karina

Deixe um comentário

