O vírus do amor ao livro

Morreu hoje na cidade de São Paulo, aos 95 anos de idade, o bibliófilo brasileiro José Mindlin, cuja biblioteca conta com quase 40.000 volumes.

Mindlin começou a sua biblioteca aos 13 anos e ele mesmo calculava ter lido aproximadamente 6.000 livros.

Nosso blog lamenta a perda desse culto brasileiro, que contribuiu para a nossa cultura deixando um acervo imenso e repleto de raridades  na Universidade de São Paulo, na “Biblioteca de Guita e José Mindlin”.

Em homenagem a Mindlin, colocaremos aqui alguns dos pensamentos desse homem que era completamente apaixonado pelos livros:

A gente passa e os livros ficam.”

“ O livro é um mágico artefato (…) que nos abre portas, fantasias e mundos”.

” (…) eu gostaria de viver 300 anos para ler todos os livros que tenho aqui em casa…”

” Eu chamo essa compulsão patológico pelos livros de loucura mansa.Mas não sei como viveria nesse mundo se os livros não existissem.”

“Quando se chega a esse estágio, aquele que pensava em ser na vida apenas um leitor metódico está irremediavelmente perdido.”

“Eu procuro, nos muitos contatos que tenho com a mocidade, inocular o vírus do amor aos livros, porque uma vez inoculado está resolvido – a pessoa não se livra mais.”

Karina

2 Respostas so far »

  1. 1

    Regina Souza said,

    Olá, eu adorei tudo aqui. Eu montei um blog com o intuito de mais tarde pôr as atividades dos meus alunos. Acabei achando esta maravilha. Parabéns!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

