Lindo poema de Cecília Meireles para crianças

O lindíssimo poema abaixo, retirado do livro “Ou isto ou aquilo” é destinado aos leitores mirins, mas encanta também os adultos. Afinal, quem já não sonhou com o utópico “último andar” para esquecer as dificuldades?

Confiram:

O ÚLTIMO ANDAR

No último andar é mais bonito:

do último andar se vê o mar.

É lá que eu quero morar.


O último andar é muito longe:

custa-se muito a chegar.

Mas é lá que eu quero morar.


Todo o céu fica a noite inteira

sobre o último andar

É lá que eu quero morar.


Quando faz lua no terraço

fica todo o luar.

É lá que eu quero morar.


Os passarinhos lá se escondem

para ninguém os maltratar:

no último andar.


De lá se avista o mundo inteiro:

tudo parece perto, no ar.

É lá que eu quero morar:

no último andar.

Karina

31 Respostas so far »

  1. 1

    Lindo poema mesmo,grande advogada e escritora!!!
    Beijos

  2. 3

    Sem sombra de dúvida, ela é uma das melhores, pouco poetas chegam aos pés de Cecília Meireles. Eu, particularmente, gosto cada vez mais dela.

    E a imagem escolhida também, sensacional!

    Abraço.

  3. 5

    Gilsa said,

    Olá Karina!

    Eu, particularmente, adoro Cecília Meireles. Tenho por ela uma grande admiração.
    Esse poema, em especial, fala muito da condição humana: desejar sempre alcançar o mais alto, o topo da existência. Querer realizar seus sonhos mais inacessíveis, acredito que é essa a sensação de estar no “último andar”. No entanto, como sempre, Cecília nos deixa um ar de finitude. O último é também o fim? O céu? A plenitude humana?
    Acho que é um pouco de tudo!
    Obrigada pela bela poesia!
    Um abraço!

    • 6

      Telma e Karina said,

      Olá, Gilsa!
      O poema acima pé realmente encantador e também tenho a sensação de que o “último andar” é sonho e também a nossa “última parada”, a tão sonhada paz… Cecília Meireles é mesmo genial! Um abraço!

  4. 7

    Antonio George said,

    Muito bem feito adorei o trabalho, me serviu muito pois estava precisando dele para um trabalho, vcs fazem um lindo trabalho Parabéns e vou continuar sempre visitando em!

  5. 9

    Amanda said,

    Oi sou Amanda de 8 anos e eu tenho o ULTIMO ANDAR no meu cadernoo
    gosto mtttttt [

    • 10

      Telma e Karina said,

      Oi, Amanda! Ficamos muito orgulhosas em saber que você, uma menina de apenas 8 anos, tem interesse por literatura e gosta de poesia. O último andar é um poema muito legal mesmo! Aqui no blog existem outros textos e poemas infantis que são muito interessantes. Você vai longe! Beijos e volte sempre. Karina e Telma

  6. 12

    Amanda said,

    Oi sou eu Amanda de 8 anos afora to fazendo o poema o menino azul tbm é da Cecília Meirelles e é mt legal

  7. 15

    jessica said,

    adoro poemas e adorei os poemas desse site espero que voces continuem assim se dedicando a literatura das crianças ee adolescentes, adorooooooo os poemas de cecilia meireles ela e outros escritores estao de parabens pelo trabalho, minha nota e 100000000

  8. 16

    jessica said,

    parabens karina e telma

  9. 17

    desire said,

    parabens vc é nota 100

  10. 18

    karine said,

    que lindo poema eu adorei beiocas

  11. 19

    armandim said,

    lindo poema ne pessoal???????

  12. 22

    oi meu nome e Maria Eduarda!
    Eu agradeço muito desse site!
    legal!

  13. 24

    Amanda said,

    Oi é Amanda quando entrei nesse site tinha 8 anos agora tenho 10 !!

  14. 26

    'Isabella said,

    adorei esse poema parabens para quem fez ameii

  15. 27

    inaia said,

    oi meu nome é inaia e tenho 8 anos adorei esse poema

  16. 29

    amei vc e muito inteligente

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. 30

    Ricardo said,

    Gostei muito do comentário da Gilsa datado de fevereiro de 2010: Por vezes há ângulos dos quais um texto pode ser visto de fácil inferência até, mas só serão notados através de uma reflexão mais demorada. Conheci este poema na minha infância lendo-o num livro didático de língua portuguesa de um dos meus irmãos mais velhos e andava procurando por ele na web e recitando-o mentalmente e em casa nos últimos dias sem contudo ter notado a metáfora contida nele da busca pelo lugar mais alto na vida, a ambição por realizar nossos sonhos. Parabéns ao blog pela divulgação da nossa rica literatura na postagem deste belo poema da Cecília Meireles que considerando o drama de ter enfrentado a orfandade na tenra infância decerto que alcançou o seu último andar: A posteridade como uma das melhores e mais sensíveis poetas da língua portuguesa!

    • 31

      Telma e Karina said,

      Ricardo, obrigada pela visita e pelo comentário pertinente sobre o poema da grande Cecília Meireles. Volte sempre! Um abraço. Karina e Telma


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

