Dia Nacional do Livro

Hoje é o Dia Nacional do Livro. Para nós, do Literatura em Conta-Gotas embora todo dia seja dia do livro e da leitura, prestaremos uma pequena homenagem a esse objeto de valor inestimável, com um texto de Montaigne:

books000 (ilustração by Quentin Blake)

“(…) A companhia dos livros é a mais segura. Não se compara às outras (de homens e de mulheres), mas apresenta a vantagem de estar sempre ao nosso alcance.

O convívio com o livro sempre me ajudou, em todas as circunstâncias; consola-me na velhice e na solidão. suaviza uma ociosidade que poderia ser aborrecida e livra-me das pessoas inoportunas; amortece, enfim, os latejos da dor quando não é demasiado aguda e é mais forte do que qualquer paliativo. Para afastar uma idéia desagradável, nada como recorrer aos livros; apossam-se de mim e fazem-me esquecê-la. Jamais se ressentem por só os procurarmos na falta de prazeres mais reais, mais vivos e naturais, que outorga a companhia dos homens e das mulheres; e sempre mostram a mesma expressão.

(…) Nunca viajo sem livros, haja paz ou haja guerra. Entretanto, passam dias e meses sem que os abra. Eu o farei daqui a pouco, digo, ou amanhã, ou quando assim decidir; e o tempo passa sem que me pese. Não posso dizer quanto me descansa o pensamento tê-los à mão. nem quanto me têm sido úteis na vida. Constituem a melhor provisão que pude obter para essa viagem que é a vida e tenho realmennte pena das pessoas inteligentes que não os possuem. E por saber que esse passatempo não me pode faltar, aceito com prazer qualquer outro.”

Michel de Montaigne, in Na companhia dos homens, das mulheres e dos livros

Michel Eyquem nasceu  em 1533, no Castelo de Montaigne, de propriedade de seu pai, na Dordonha – França. Adotou o nome da propriedade, depois da morte de seu pai.

Estudou direito e foi prefeito em Bordaux. Mas foram os seus Ensaios, publicados entre 1580 e 1588, que lhe trouxeram fama. Montaigne foi um grande pensador de sua época e e seus Ensaios, que analisam o homem em geral, são atuais e repletos de sabedoria.

Karina

2 Respostas so far »

  1. 1

    Marisa Bello said,

    Meninas, gostaria de sugerir que vocês postassem poesias de Manoel de Barros. Segue abaixo uma lindíssima que li recentemente. Abraços e bom final de semana.

    O provedor

    Andar à toa é coisa de ave.
    Meu avô andava à toa.
    Não prestava pra quase nunca.
    Mas sabia o nome dos ventos
    e todos os assobios para chamar passarinhos.
    Certas pombas tomavam ele por telhado e passavam
    as tardes frequentando o seu ombro.
    Falava coisas pouco sisudas: que fora escolhido para ser uma árvore.
    Lírios o meditavam.
    Meu avô era tomado por leso porque de manhã dava
    bom dia aos sapos, ao sol, às águas.
    Só tinha receio de amanhecer normal.
    Penso que ele era provedor de poesia como as aves
    e os lírios do campo.

    • 2

      Telma e Karina said,

      Lindo poema, Marisa! Adoramos, obrigada por compartilhar! Aguarde que colocaremos Manoel de Barros. Beijos e bom fim de semana! Karina e Telma


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

