Dois belos poemas de Bilac

Como já dissemos aqui no blog, Olavo Bilac, embora pertencente à escola parnasiana de literatura, na qual a prioridade é o estilo e a forma, nunca deixou de lado o lirismo e a emoção em sua poesia.

É o que podemos constatar nos dois belíssimos poemas carregados de sentimento que abaixo reproduzimos:

heart

LEIO-TE


Leio-te: — o pranto dos meus olhos rola:

— Do seu cabelo o delicado cheiro,

Da sua voz o timbre prazenteiro,

Tudo do livro sinto que se evola …


Todo o nosso romance: – a doce esmola

Do seu primeiro olhar, o seu primeiro

Sorriso, – neste poema verdadeiro,

Tudo ao meu triste olhar se desenrola.


Sinto animar-se todo o meu passado:

E quanto mais as páginas folheio,

Mais vejo em tudo aquele vulto amado.


Ouço junto de mim bater-lhe o seio,

E cuido vê-Ia, plácida, a meu lado,

Lendo comigo a página que leio.


—//—

LONGE DE TI

XXXI


Longe de ti, se escuto, porventura,

Teu nome, que uma boca indiferente

Entre outros nomes de mulher murmura,

Sobe-me o pranto aos olhos, de repente…


Tal aquele, que, mísero, a tortura

Sofre de amargo exílio, e tristemente

A linguagem natal, maviosa e pura,

Ouve falada por estranha gente…


Porque teu nome é para mim o nome

De uma pátria distante e idolatrada,

Cuja saudade ardente me consome:


E ouvi-lo é ver a eterna primavera

E a eterna luz da terra abençoada,

Onde, entre flores, teu amor me espera.


Karina

2 Respostas so far »

  1. 1

    Pati Araújo said,

    Oi Karina,

    Destaco o que me tocou:

    “Lendo comigo a página que leio”.

    “Onde, entre flores, teu amor me espera”.

    Que poemas maravilhosos!

    Tudo de bom, linda semana para vocês,
    Beijos 🙂

    • 2

      Telma e Karina said,

      Também ficamos impressionadas com a beleza desses poemas, Pati. Olavo Bilac era um mestre na arte de escrever com perfeição e emoção. Beijos e ótima semana. Karina e Telma


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

