A Música

Reproduzimos abaixo mais um poema retirado do livro As Flores do Mal, do escritor francês  Charles Baudelaire.

Muitas pessoas não apreciam o  poeta em razão de sua poesia inquietante  e pesada. Nós, no entanto,  insistiremos em colocar de vez em quando textos de Baudelaire aqui no blog, pois achamos que o escritor marcou a literatura ocidental com poemas que revelam as profundezas da alma humana.

A MÚSICA

ocean

A música me arrasta às vezes como o mar!

No encalço de um astro,

Sob um teto de bruma ou dissolvido no ar,

Iço a vela ao mastro;


O peito para frente e os pulmões enfunados

Tal qual uma tela,

Escalo o dorso aos vagalhões entrelaçados

Que a noite me vela;


Sinto que em mim ecoam todas as paixões

De um navio aflito;

O vento, a tempestade e suas convulsões


No abismo infinito

Me embalam. Ou então, mar calmo, espelho austero

De meu desespero!

Karina

Deixe um comentário

