Drummond, Drummond, Drummond…

Carlos Drummond de Andrade é um de nossos poetas favoritos. Adoramos postar suas crônicas e poemas; admiramos o modo como via o mundo e também o estilo de colocar suas impressões no papel.

Uma característica recorrente na poesia de Drummond é a utilização do recurso da repetição.  Muitos poetas fazem uso de tal recurso, mas nem sempre o efeito é satisfatório. Carlos Drummond de Andrade usou a estilística da repetição com genialidade, sem se tornar enfadonho e com resultados espetaculares.

Um exemplo está no poema que reproduzimos a seguir:

burning_heart

Ainda que mal


Ainda que mal pergunte,

ainda que mal respondas;

ainda que mal te entenda,

ainda que mal repitas;

ainda que mal insista,

ainda que mal desculpes;

ainda que mal me exprima,

ainda que mal me julgues;

ainda que mal me mostre,

ainda que mal me vejas;

ainda que mal te encare,

ainda que mal te furtes;

ainda que mal te siga,

ainda que mal te voltes;

ainda que mal te ame,

ainda que mal o saibas;

ainda que mal te agarre,

ainda que mal te mates;

ainda assim te pergunto

e me queimando em teu seio,

me salvo e me dano: amor.

Karina

3 Respostas so far »

  1. 1

    Telma e Karina said,

    Nossa, Ka, que maravilhoso! Amei ao cubo!

  2. 2

    Gilsa Elaine said,

    Esse poema de Drummond é lindo. Independente de qualquer coisa, independente de todas as adversidades, receios, anseios, desejos e medo, é o amor. Sentimento desejado mesmo contraditório em si mesmo como já dizia Camões.
    O blog de vocês sempre nos trazendo textos belíssimos, parabéns.
    Um abraço.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

