Para cada dia uma palavra

Escolhemos uma crônica divertida e leve para descansar a mente do caríssimo leitor nesse meio de semana. O autor é o incomparável Luis Fernando Verissimo e o texto escolhido, da excelente série “Comédias da Vida Privada”, traz uma sagaz brincadeira com as palavras.  Boa leitura!

810896_fomenteu_la_lectura

DE DOMINGO

– Outrossim…

– O quê?

– O que o quê?

– O que você disse.

– Outrossim?

– É.

– O que é que tem?

– Nada. Só achei engraçado.

– Não vejo a graça.

– Você vai concordar que não é uma palavra de todos os dias.

– Ah, não é. Aliás, eu só uso domingo.

– Se bem que parece mais uma palavra de segunda-feira.

– Não. Palavra de segunda-feira é “óbice”.

– “Ônus”.

– “Ônus” também. “Desiderato”. “Resquício”.

– “Resquício” é de domingo.

– Não, não.Segunda, no máximo terça.

– Mas “outrossim”, francamente…

– Qual é o problema?

– Retira o “outrossim”.

– Não retiro. É uma ótima palavra. Aliás, é uma palavra difícil de usar. Não é qualquer um que usa “outrossim”. tem que saber a hora certa. Além do dia.

– Aliás, uma palavra que uso pouco é “aliás”.

– Pois você não sabe o que está perdendo. “Aliás” é ótimo. Muito bom também é “não obstante”.

– “Não obstante”! Acho que essa eu nunca usei.

– “Não obstante” é de sábado.

– Quais são as outras palavras de domingo?

-Bem, tem “bel-prazer”.

– “Bel-prazer” é fantástico.

– “Trâmites”, “paulatino” ou “paulatinamente”, “destarte”…

– “Amiúde” é de domingo?

– Não, meio de semana. De domingo é “assaz”.

– Mas o que é que você estava dizendo?

– O que era mesmo? Eu parei no outrossim…

– Não. Eu não aceito outrossim.

– Como, não aceita?

– Não quero. Outrossim, não. Usa outra palavra.

– Mantenho o outrossim.

– Então é fim de papo.

– Você vai me tirar o outrossim da boca? Eu tive um trabalho danado para arranjar uma frase para encaixar o outrossim e agora não posso usar?

– Pra cima de mim, não.

– Deveras, eu…

– Deveras não!

– Mas deveras é de domingo.

– Não. Retira o deveras. Retira o deveras!

Telma

2 Respostas so far »

  1. 1

    Esse blog é deveras educativo. E outrossim divertido!

    bjs


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

