Belíssimo poema de Garcia Lorca

moon

 “Se as minhas mãos pudessem desfolhar

Eu pronuncio teu nome
nas noites escuras,
quando vêm os astros
beber na lua
e dormem nas ramagens
das frondes ocultas.
E eu me sinto oco
de paixão e de música.
Louco relógio que canta
mortas horas antigas.

Eu pronuncio teu nome,
nesta noite escura,
e teu nome me soa
mais distante que nunca.
Mais distante que todas as estrelas
e mais dolente que a mansa chuva.

Amar-te-ei como então
alguma vez? Que culpa
tem meu coração?
Se a névoa se esfuma,
que outra paixão me espera?
Será tranquila e pura?
Se meus dedos pudessem
desfolhar a lua!”

Federico Garcia Lorca nasceu em 05 de junho de 1898 na região de Granada, Espanha.

Estudou direito e letras na Universidade de Granada e em 1918 publicou o seu primeiro livro – “Impressões e Paisagens” (Impresiones y Paisajes).  A partir de então investe na dramaturgia, na música e na pintura. No entanto, foi com a poesia que o escritor espanhol ganhou notoriedade, publicando dezenas de obras.

Em 1936 , ano em que eclodiu a Guerra Civil Espanhola, foi injustamente  preso e fuzilado pelo governo franquista, que considerava o poeta “perigoso” em razão de suas ideias libertárias.

Sua poesia, porém, repleta de simplicidade e emoção, continua eterna e até os dias atuais encanta os leitores do mundo todo.

Karina

5 Respostas so far »

  1. 1

    Wanessa Tenório said,

    Coloca o poema em espanhol, é melhor!! 🙂

    • 2

      Telma e Karina said,

      Oi, Wanessa! Realmente este poema do Garcia Lorca é belíssimo também em espanhol. Colocamos a versão em português para que ficasse mais acessível. Mas na próxima colocaremos o original e a versão traduzida. Beijos e obrigada pela dica. Karina

  2. 3

    eliza said,

    maravilhosa ´poesia ! posso divilga-las aki no orkut??????
    me avise beijinhos
    ops postem mais !! bjsssss

  3. 5

    said,

    Sim, como não gostar?


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

