Mais Guimarães Rosa

1113535_bubbles_unlimited2

Ontem falamos sobre o genial Guimarães Rosa e seu estilo único e inconvencional de escrever.

Hoje colocaremos aqui belíssimos trechos da obra do escritor para deleite dos que já leram e para atiçar a vontade de ler naqueles que ainda não leram:

“Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem o perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.” (Riobaldo em “Grande Sertão: Veredas”)

“O senhor saiba: eu toda a minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente. Eu sou é eu mesmo. Divêrjo de todo o mundo… Eu quase nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” (Grande Sertão: Veredas)

“A gente morre é para provar que viveu.” (Grande Sertão: Veredas)

“O sertão está em toda a parte.” (Grande Sertão: Veredas)

O sertão é dentro da gente.” (Grande Sertão: Veredas)

“Viver é muito perigoso: sempre acaba em morte.” (Grande Sertão: Veredas)

“… quem ama é sempre muito escravo, mas não obedece nunca de verdade”.(Grande Sertão: Veredas)

“Coração cresce de todo lado. Coração vige feito riacho colominhando por entre serras e varjas, matas e campinas. Coração mistura amores. Tudo cabe.” (Grande Sertão: Veredas)

“O senhor… mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior.” (Grande Sertão: Veredas)

“Como é que posso com este mundo? A vida é ingrata no macio de si; mas transtraz a esperança mesmo no meio do fel do desespero. Ao que, esse mundo é muito misturado…” (Grande Sertão: Veredas)

“Viver é um descuido prosseguido.” (Grande Sertão: Veredas)

“A gente vive, eu acho, é mesmo para se desiludir e se desmisturar. A senvergonhice reina, tão leve e leve pertencidamente, que por primeiro não se crê no sincero sem maldade.” (Grande Sertão: Veredas)

“Feito flecha, feito fogo, feito faca.” (Grande Sertão: Veredas)

“O perigo saca toda a tristeza.” (Grande Sertão: Veredas)

“Deus existe mesmo quando não há. Mas o demônio não precisa de existir para haver.” (Grande Sertão: Veredas)

“A força de Deus quando quer – moço! – me dá o medo pavor! Deus vem vindo: ninguém não vê. Ele faz é na lei do mansinho – assim é o milagre. E Deus ataca bonito, se discutindo, se economiza.” (Grande Sertão: Veredas)

“Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas” (Grande Sertão: Veredas)

“A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que, e desde aí perde o poder de continuação – porque a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada.”

“O senhor sabe o que silêncio é? É a gente mesmo, demais.” (Grande Sertão: Veredas)

“Quem desconfia, fica sábio.” (Grande Sertão: Veredas)

“Ser chefe – por fora um pouquinho amargo; mas, por dentro, é risonhas flores.” (Grande Sertão: Veredas)

“Todo caminho da gente é resvaloso. Mas, também, cair não prejudica demais – a gente levanta, a gente sobe, a gente volta! Deus resvala? Mire e veja. Tenho medo? Não. Estou dando batalha.” (Grande Sertão: Veredas)

“De mim, pessoa, vivo para minha mulher, que tudo modo-melhor merece, e para a devoção. Bem-querer de minha mulher foi que auxiliou, rezas dela, graças. Amor vem de amor. Digo. Em Diadorim penso também. Mas Diadorim é minha neblina”.(Grande Sertão: Veredas)

“Julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado.” (Grande Sertão: Veredas)

“Até que, um dia, eu estava repousando, no claro estar, em rede de algodão rendada. Alegria me espertou, um pressentimento. Quando eu olhei, vinha vindo uma moça. Otacília. (…) Meu coração rebateu, estava dizendo que o velho era sempre novo. Afirmo ao senhor, minha Otacília ainda se orçava mais linda, me saudou com o salvável carinho, adianto de amor.” (Grande Sertão: Veredas)

“Arranjeizinho lá um lugar de guarda-civil” (Sagarana)

“(…) Reze e trabalhe, fazendo de conta que esta vida é um dia de capina com sol quente, que às vezes custa muito a passar, mas sempre passa. E você ainda pode ter muito pedaço bom de alegria… Cada um tem a sua hora e a sua vez: você há de ter a sua”. (Sagarana)

“Antes bonita, olhos de viva mosca, morena mel e pão.” (Desenredo)

” (…) Como o pai podia imaginar judiação, querer amarrar um menino no escuro do mato? Só o pai de Joãozinho e Maria, na estória, o pai e a mãe levaram eles dois, para desnortear no meio da mata, em distantes, porque não tinham de comer para dar a eles. Miguilim sofria tanta pena, por Joãozinho e Maria, que voltava a vontade de chorar.” (Campo Geral)

“Miguilim olhou. Nem não podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as árvores, as caras das pessoas. Via os grãozinhos de areia, a pele da terra, as pedrinhas menores, as formiguinhas passeando no chão de uma distância. E tonteava. Aqui, ali, meu Deus, tanta coisa, tudo…” (Campo Geral)

“Você me ensinazinho a dançar, Chica?” (Campo Geral)

“O gato Sossõe, certa hora, entrava. Ele vinha sutil para o paiol, para a tulha, censeando os ratos, entrava com o jeito de que já estivesse se despedindo, sem bulir com o ar. Mas, daí, rodeando como quem não quer, o gato Sossõe principiava a se esfregar em Miguilim, depois deitava perto, se prazia de ser, com aquela ronqueirinha que era a alegria dele, e olhava, olhava, engrossava o ronco, os olhos de um verde tão menos vazio – era uma luz dentro de outra, dentro doutra, dentro doutra, até não ter fim”.(Campo Geral)

Karina

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Domingos Fabiano Cosenza said,

    Grande Guimarães Rosa. As frases são de estonteante beleza e a seleção de muito bom gosto.

  2. 2

    Paulo said,

    Um grande amigo do GR disse que em sua biblioteca particular só tinha Goethe apesar de sua vasta amplitude, e que os livros foram todos marcados com lápis de cores diferentes, mas cujo significado é mistério. Pena.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: