O ardente Castro Alves

castroAntonio Frederico de Castro Alves nasceu a 14 de março de 1847 na cidade de Curralinho, na Bahia.

Conhecido principalmente por sua obra sobre a escravidão e por sua luta abolicionista, Castro Alves também flou do amor e da mulher. Considerado poeta da terceira geração do Romantismo, deixa de lado as idealizações da mulher virgem e inacessível objeto de desejo dos ultra-românticos e fala da mulher de carne e osso, sensual e plenamente acessível.

Castro Alves teve muitos amores durante sua vida, mas sua maior paixão e grande musa inspiradora foi a atriz portuguesa Eugênia Câmara, a qual dedicou muitos poemas.

Hoje trazemos aqui belos trechos de poemas que mostram a paixão do grande poeta.

Confiram:

“Boa noite, Maria! Eu vou-me embora.

A lua nas janelas bate em cheio.

Boa noite, Maria. É tarde… é tarde…

Não me apertes assim contra teu seio.

Boa noite!… E tu dizes – Boa noite.

Mas não digas assim por entre beijos…

Mas não mo digas descobrindo o peito,

– Mar de amor onde vagam meus desejos.

(…)

Mulher do meu amor! Quando aos meus beijos

Treme tua alma, como a lira ao vento,

Das teclas de teu seio que harmonias,

Que escalas de suspiros, bebo atento!”

(trecho de Boa Noite)

odalisca

“Uma noite, eu me lembro… Ela dormia

Numa rede encostada molemente…

Quase aberto o roupão… solto o cabelo

E o pé descalço do tapete rente.”

(trecho de Adormecida)

(…)

“Que noite santa! Sempre o lábio mudo

A dizer tudo

A suspirar paixão

De espaço a espaço – um fervoroso beijo

E após o beijo

E tu dizias – “Não!…”

(…)

Seria um sonho aquela noite errante?…

Diz, minha amante!…

Foi real… bem sei…

Ai! Não me negues… Diz-me a lua, o vento

Diz-me o tormento…

Que por ti penei!”

(trecho de Noite de Amor)

Karina

2 Respostas so far »

  1. 1

    tatiana dias dos santos said,

    adorei muito bom 🙂


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

