Ler: conhecimento e diversão

 

Já dissemos aqui que ler é essencial para abrir novos horizontes. Algumas pessoas, entretanto, dizem que não conseguem ter vontade de sequer abrir um livro. Será preguiça? Coisas mais interessantes para fazer? Falta de tempo?

Seja o que for, nunca é tarde para começar. E, descoberto o mundo maravilhoso contido nos livros, o vício é para sempre.

Abaixo colacionamos algumas frases e pensamentos sobre a riqueza que nos oferecem os livros:

Outro dia me perguntaram por que eu gostava tanto de ler. Vejamos.

Ler é melhor do que ir ao cinema, viajar ou usar porcarias que tiram o sujeito do sério. Ao ler você produz, dirige e estrela o filme dentro de sua cabeça; viaja sem os inconvenientes da viagem; e penetra em mundos dos quais volta mais humano e mais sábio. Nada expande mais a consciência do que um bom romance ou qualquer livro inteligente…” Ruy Castro (jornalista)

O vírus do amor ao livro é incurável, e eu procuro inocular esse vírus no maior número possível de pessoas.” José Mindlin (jornalista e escritor)

Mostre-me uma família de leitores, e lhe mostrarei o povo que dirigirá o mundo“. Napoleão Bonaparte

O país se faz com homens e livros“.

Os livros não podem mudar o mundo. As pessoas podem mudar o mundo. Os livros podem mudar as pessoas

“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.” Monteiro Lobato

Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos.” Nelson Rodrigues

Quando o homem quis ser como Deus, criador do mundo, inventou os livros que multiplicam o mundo. Graças a esse engenhoso artifício de tinta e de papel, podemos sentir tudo, de todas as maneiras, observar o universo com cem olhos, viajar no tempo, descer ao interior da terra e ao outro interior, mais remoto, de nós mesmos.” José Luís Garcia Martin (escritor espanhol)

“O cinema e a televisão criam imagens, a leitura cria imaginação” Jorge Furtado (diretor de cinema)

“O livro é uma extensão da memória e da imaginação”

“Creio que uma forma de felicidade é a leitura.”

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.” Jorge Luis Borges (escritor argentino)

“Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não lêem.”

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.” Mário Quintana

“O mundo dos livros
É a criação mais notável do homem,
Nada que ele constrói perdura.
Os monumentos ruem,
As nações perecem,
As civilizações envelhecem e morrem
E depois de uma era de obscurantismo,
Novas raças constroem outras.
Mas no mundo dos livros, há volumes
Que viram isto acontecer repetidas vezes
E continuam vivos
E continuam novos.
Continuam tão vigorosos como no dia em que foram escritos.
Falando ainda aos corações dos vivos
Dos corações dos mortos, há séculos.”
Clarence Day  (escritor americano)

Leio e estou liberto, adquiro objectividade. Deixei de ser eu e disperso. E o que leio, em vez de ser um trajo meu que mal vejo e por vezes me pesa, é a grande clareza do mundo externo.” Fernando Pessoa

“O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler”. Mark Twain

“Há crimes piores do que queimar livros. Um deles é não lê-los.” Joseph Brodsky (poeta russo)

“Caminhais em direção da solidão. Eu, não, eu tenho os livros.” Marguerite Duras (escritora)

  É isso aí! Vamos ler!

  Karina

4 Respostas so far »

  1. 1

    Patrick Gomes said,

    Adorei! Me incentivou ainda mais! Adorei todas as frases. Entretanto, a frase do poeta russo Joseph Brodsky foi a que me chamou mais atenção. Karina, obrigado. Somente peço-te que me ajudes, se puderes. Sou um mero garoto de 15 anos de louca juventude, li bastante, mas li miséria. Tenho fome e sede intensas por bons livros, livros inteligentes, tocantes, sensíveis, românticos, profundos, fantásticos, e que, deliciosamente, possam, não saciar-me, mas me manter mais vivo. Por favor, me indique os livros e autores que puder. Não quero sinopses; quero um bom cardápio. Desde já, eu te agradeço. Obrigado; e um beijo.

    Meu e-mail para contato: patrickhoracio@hotmail.com.br

    • 2

      Telma e Karina said,

      Patrick, obrigada pela visita! Que felicidade saber que ainda há jovens como você, com sede de aprender, de abir os horizontes com a leitura! É admirável! Bem, quanto aos livros, eu também continuo na busca incessante. Gostaria de ter lido muito mais do que li. Mas dependemos da nossa disponibilidade, não é? Bom, não sei o que já leu mas vou te dar alguns nomes preferidos. Na literatura nacional meu predileto é Guimarães Rosa (Grande Sertão: Veredas e Miguilim são maravilhosos). Não esqueça de Machado de Assis (todos os livros são bons mas meu preferido é Dom Casmurro), Clarice Lispector (as crônicas de “A Descoberta do Mundo são maravilhosas) e Jorge Amado (que resgata a nossa cultura nordestina, com muita inteligência e humor). Na poesia gosto de Drummond e Vinícius de Moraes e ainda destaco a Hilda Hist. Literatura francesa: Victor Hugo, com certeza é maravilhoso (leia Os Miseráveis). Alexandre Dumas também escreveu livros interessantes… Na poesia Charles Baudelaire e Rimbaud. Literatura inglesa: os clássicos de William Shakespeare. Gosto muito também da Virgínia Woolf (gosto de Rumo ao farol. Tem um escritor inglês chamado Aldous Huxley que escreveu “Admirável Mundo Novo”, um livro ótimo. Destaco também Charles Dickens e George Orwell. Literatura russa: Dostoievski (Crime e Castigo) e Leon Tolstoi (Anna Karenina e Guerra e Paz); Literatura Americana: F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway (O Velhor e o Mar é sensacional), William Faulkner, Truman Capote, entre outros, não me recordo de todos agora. Gosto ainda de Gabriel Garcia Marquez, Vargas Lhosa, Pablo Neruda e Eduardo Galeano, na literatura latina-americana. Há também os escritores antigos como Homero e Virgílio (Gosto muito da Odisséia e Eneida).Assim como você, pretendo ler muito mais. É difícil indicar livros porque os gostos variam de pessoa para pessoa, mas você está no caminho certo. Volte sempre! Um abraço. Karina

  2. 4

    Telma e Karina said,

    Obrigada você pela visita, Patrick!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

