Vinicius de Moraes em sua faceta infantil

Vinicius de Moraes, sem sombra de dúvidas, dispensa comentários ou apresentações. Foi um dos grandes gênios de nossa literatura, tendo colhido os frutos do sucesso também no teatro, no cinema e na música. A obra literária do “poetinha”, como era conhecido, é vasta e riquíssima e seus sonetos ganharam o mundo.

O que nem todos comentam é que Vinicius não escrevia somente para adultos e fez poemas infantis espetaculares. Aliás, eu e a Karina, autoras deste blog, quando pequenas, líamos e relíamos tais preciosidades com avidez e entusiasmo.

Mas chega de introduções. Lhes dou um pouco de Vinicius de Moraes para crianças:

O RELÓGIO

Passa, tempo, tic-tac

Tic-tac, passa, hora

Chega logo, tic-tac

Tic-tac, e vai-te embora

Passa, tempo

Bem depressa

Não atrasa

Não demora

Que já estou

Muito cansado

Já perdi

Toda a alegria

De fazer

Meu tic-tac

Dia e noite

Noite e dia

Tic-tac

Tic-tac

Tic-tac…

 

A PORTA

Eu sou feita de madeira

Madeira, matéria morta

Mas não há coisa no mundo

Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho

Pra passar o menininho

Eu abro bem com cuidado

Pra passar o namorado

Eu abro bem prazenteira

Pra passar a cozinheira

Eu abro de sopetão

Pra passar o capitão

Só não abro pra essa gente 

Que diz (a mim bem me importa…)

Que se uma pessoa é burra

É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!

Eu fecho a frente da casa

Fecho a frente do quartel

Fecho tudo nesse mundo

Só vivo aberta no céu!

 

O PATO

Lá vem o pato

Pata aqui, pata acolá

Lá vem o Pato

Para ver o que é que há.

O pato pateta

Pintou o caneco

Surrou a galinha

Bateu no marreco

Pulou do poleiro

No pé do cavalo

Levou um coice

Criou um galo

Comeu um pedaço

De jenipapo

Ficou engasgado

Com dor no papo

Caiu no poço

Quebrou a tigela

Tantas fez o moço

Que foi pra panela.

 

Telma

15 Respostas so far »

  1. 1

    Iracema said,

    Adorei!
    Vocês estão de parabéns!

  2. 3

    malu said,

    achei superinteressante essse site ,
    agora é difícil achar um site t~~~~~~A“aaa“~~aãAÃÃ

  3. 4

    malu said,

    GOSTARIA QUE COLOCASSE A POESIA DAS BORBOLETAS

  4. 5

    beatriz said,

    Gostaria de parabenizar as peessoas que se empenharam para pôr esta coletânia no ar. Este site está sendo muito útil para o sistema alfabético de leitura. As crianças já estão se familiarizando com esse tipo de texto literário.
    Fico muito feliz com a iniciativa.
    Caso seja possivel colocar poesia de outros autores.
    Beijos! Beatriz (professora)

    • 6

      Telma e Karina said,

      Olá, Beatriz. Agradecemos o seu comentário. Para nós, que crescemos lendo e ouvindo essas poesias, é gratificante saber que as crianças de hoje estão voltando a se interessar por esse tipo de leitura. Nos empenharemos para colocar mais literatura infantil no blog. Beijos. Karina

  5. 7

    lucas said,

    já li este poema

  6. 8

    Maria Luisa said,

    Minha filha, de 6 anos, e eu estamos iniciando na leitura de poesias e achamos este blog muito legal! Parabéns!

  7. 10

    gambooge.Org said,

    He did this a really informative post, I be
    careful not to normally read articles who definitely are as thought provoking
    as “Vinicius de Moraes em sua faceta infantil Literatura em Conta-Gotas” just in the finish
    I am happy I did.

  8. 11

    regina said,

    adorei…esse ano na escola q trabalho estamos com um projeto p comemorar o centenário do vinicius….parabens…

  9. 12

    Andre said,

    Adorei ja tinha esquecido do relogio, minha filha de 04 anos esta iniciando com muito gosto.

  10. 14

    Thamiris said,

    Olha , adoro todos o poemas de Vinicius de Moraes , estou fazendo um trabalho e que precisa desses poemas agora achei um site com todos eles ❤ acho que esses tipos de poemas não tem idade , pois eu e meu primo de 06 aninhos sempre lemos 🙂

  11. 15

    Thamiris said,

    e as vezes até minha mãe rsrs , tão de parabens mesmo ❤


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

