Indicação de Livros para Crianças

Como já dissemos neste blog, as crianças estão lendo cada vez menos! Precisamos incentivá-las a adotar o hábito da leitura por prazer. A seguir indicamos alguns livros e autores interessantes  que agradam aos pequenos e aos adultos também!

– Fábulas de Esopo e Fábulas de La Fontaine: breves estórias, onde os principais personagens são animais. No desfecho, sempre uma lição de moral.

– Monteiro Lobato: nem é preciso dizer muito sobre esta indicação. Monteiro Lobato, reúne educação e diversão em seus livros. A coleção Sítio do Pica-Pau Amarelo é imperdível e no livro “Fábulas”, Lobato reescreve as fábulas de Esopo e La Fontaine, mas com comentários dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo – Emília, Pedrinho, Narizinho, Dna. Benta etc.

Outros livros interessantes:

– A Fada que tinha idéias, de Fernanda Lopes de Almeida – o livro conta a estória da revolucionária fadinha Clara Luz, que se rebela contra o superado livro de lições das fadas. Num texto muito divertido e com ótimas ilustrações, o que a autora pretende é levar o leitor a uma reflexão sobre o poder da capacidade de “inventar” e sobre a importância de ter idéias e opiniões próprias.

– Raul da Ferrugem Azul, de Ana Maria Machado – conta a estória do menino Raul que, intrigado com as manchas azuis que lhe saem frequentemente no corpo (e que só ele vê), resolve ir atrás de respostas para solucionar o problema. Acaba percebendo que a “ferrugem” aparece toda vez que ele se omite diante de alguma situação em que seria correto agir. É um ótimo livro que, com simplicidade, ensina as crianças a não se acovardarem diante dos obstáculos.

– O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha – conta a estória de um rei mimado e autoritário que obriga todos os seus súditos a se calarem. Fala sobre autoritarismo e da importância da liberdade de expressão.

– A Bolsa Amarela, de Lígia Bojunga – estória de uma menina – Raquel – que vive conflitos interiores. Ela tem 3 vontades: ser homem, crescer e escrever. A bolsa amarela é o local onde Raquel guarda as suas vontades secretas. O livro prossegue com muita fantasia e principalmente muitas metáforas que ensinam a criança a superar os medos e a assumir seus desejos e sonhos.

Estes são alguns exemplos de títulos e de autores que realmente entendem de crianças. Mas o adultos também costumam se encantar com a leveza e com as lições que eles passam.

Boa leitura a todos!

Karina

Anúncios

4 Respostas so far »

  1. 1

    ELAINE said,

    SAMOS ALUNO DA ESCOLA EDIR DE BORACEIA E QUEREMOS CONHECER MAIS VOCE.

  2. 2

    telminha21 said,

    Olá, Elaine! Que bom que gostou do blog. Para saber mais sobre nós, clique em “Quem somos nós”. Bjo

  3. 3

    igor felix said,

    oi ligia sou aluno da escola estadual professora ayna torres em diamantina mg li o seu livro nos tres adorei e gostaria de te conhecer pessoalmente meu endereço e rua elvira ramos couto 268 bairro bom jesus na cidade de diamantina se quiser mais imformaçoes entre no meu orkut ou no meu msn
    ORKUT_igordtna@yahoo.com.br
    MSN_felix.dtna@hotmail.com

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO E TE ADORO MUITO SOU SEU FÃ N° 1

    ATE E FELIZ ANO NOVO

    DIAMANTINA 2 DE JANEIRO DE 2008

    • 4

      telminha21 said,

      Boa tarde, Igor. Nós do blog também adoramos a Lygia Bojunga. Realmente ela possui obras incríveis.
      Não temos como ajudá-lo a entrar em contato com a Lygia, mas talvez consiga alguma coisa no endereço http://www.casalygiabojunga.com.br. Neste site você encontrará tudo sobre a vida e a obra da Lygia Bojunga, além de telefone e endereço de e-mail. Boa sorte e continue investindo na leitura! Abraço. Karina e Telma


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: