A Chácara do Chico Bolacha

Para aquecer essa gelada quinta-feira, nada melhor para a criançada do que um chocolate quente e um bom poema. Sim, ler esquenta a imaginação…

Abaixo segue a poesia da inesquecível Cecília Meireles denominada “A Chácara do Chico Bolacha”, escrita em 1964. Além de muito criativa, ensina os pequenos a escreverem as palavras, diferenciando o “x” do “ch”, regra que costuma ser fonte de dúvidas para os aprendizes que se iniciam nos mistérios da escrita. Aliás, a melhor maneira de aprender a ortografia é ler. Bom proveito!

1076871_background

A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA

Na chácara do Chico Bolacha,

o que se procura

nunca se acha!


Quando chove muito,

o Chico  brinca de barco,

porque a chácara vira charco.


Quando não chove nada,

Chico trabalha com a enxada

e logo se machuca

e fica de mão inchada.


Por isso, com o Chico Bolacha,

o que se procura

nunca se acha.


Dizem que a chácara do Chico

só tem mesmo chuchu

e um cachorrinho coxo

que se chama Caxambu.


Outras coisas, ninguém procure,

porque não acha.

Coitado do Chico Bolacha!

Telma

29 Respostas so far »

  1. 1

    eu amo poesias . poesia e a minha paixa eu relaxo quando escrevo e tenho varios livos da cecilia meireles porque eu adoro as oesias q ela faz

  2. 2

    [...] de Cecília Meireles. Ele foi o primeiro livro de poesias do Enzo, que gamou nas histórias de Chico Bolacha quando tinha pouco mais de um ano. E aos 5 ele se deparou com o universo de Cecília todo numa [...]

  3. 3

    jessica said,

    chico bolacha eu adorei esse poesia e muito linda ???////?????????????????????

    bejinhos para o chico

  4. 4

    Helena said,

    Acho maravilhoso esse poema e é muito bom trabalhá-lo com os alunos de séries iniciais.

    • 5

      Telma e Karina said,

      OLá, Helena! É verdade. Cecília Meireles é incrível mesmo. Eu gosto muito do “O Último Andar”, que também temos aqui no blog. Mas não sei se é condizente com alunos de séries iniciais. Obrigada pela visita e volte sempre.. Beijos, Karina

  5. 6

    giselle said,

    Lembro-me até hj quando aprendi esse poema na 2ª série (em 1984), não sabia que era da Cecília Meireles. Queria lembrar-me do final dele (o início eu ainda sabia de cor) e o Google trouxe-me até aqui…

  6. 7

    amei a poesia e legal
    muito legal

  7. 8

    amei ficar com vcs aqui ese poema e lindo????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  8. 9

    ludmila said,

    amei ficar aqui com vcs ???

  9. 11

    chata said,

    coisa chata cecilia meireles ela nao e boa

  10. 12

    ana carolina said,

    mundo bom com cecilia mundaooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ??????????????????????????????????????????????????

  11. 13

    leticia said,

    a professora esta dando essa aula e a gente da escola vai fazer uma peça com sua poesia chico bolacha ass;leticia do brasil

  12. 14

    Mariana said,

    Me atrapalhei toda para ler isso é bem díficil

  13. 15

    Vitória said,

    amo esse texto, é muito legal e quem sabe eu não aprendo esse ano!

  14. 16

    Lua Blanco said,

    O chico bolacha é muito engraçado e complicado.

  15. 17

    LUZIA FONSECA said,

    LINDO, PARABÉNS!

  16. 18

    cynthia said,

    eu gosto muito desta poesia na minha sala nós tamos trabalhando com poesias e, minha professora passou esta poesia hoje…………

    assinado cynthiaaa

  17. 19

    Marcia said,

    Eu li ess texto no terceiro ano do ensino fundamental e nunca esqueci, adorei acha-lo e ensinei para meus filhos que também adoraram.

    • 20

      Telma e Karina said,

      Realmente este texto é um dos preferidos das crianças, Marcia. Obrigada pela visita e volte sempre! Um abraço! Karina e Telma

  18. 21

    fernanda westendorff said,

    adorei esta poesia amei, gosto muito do chico bolacha tambem gosto do chico cochicho e da chiquinha cochicho nós estamos trabalhando essa poesia na escola a professora disse que a Cecília meireles é uma pessoa iuminada de criatividade e eu digo o mesmo curto muito suas poesias cecília se a gente quizer ir para outro mundo é só ler suas poesias que a gente viaja na nossa imaginação e isso é muito bom me diga o que é melhor que ler …..nada nada beijoos da fernanda

  19. 23

    Bruna Saft said,

    Oi gostei muito dessa poesia. Estamos estudando poesias da Cecilia e na aula em uma votação de 30 alunos essa poesia teve 20 votos como a melhor. Vamos coloca-la em um mural bjs da Bruna

  20. 25

    Chantilly said,

    essa poesia é mt legal,
    as crianças adoraram qd levei p eles (pré escola)
    fizemos mts atividades relacionadas
    inclusive uma maquete da chácara do Chico
    ficou maravilhosa!

  21. 26

    assim é a vida de muitas pessoas porque elas ficam tão distraídas com o mundo que não se organizam e e por isso que tudo que se procura nunca se acha……..

  22. 27

    wesley said,

    nossa .. tempo bom minha professora colocava a turma toda pra ler este livro nao so este como cilicia Meireles isto ou aquilo ..

  23. 28

    eu gabrielly ja vi este texto na escola

  24. 29

    Djenefer said,

    Lindo esse poema


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

